quinta-feira, 19 de maio de 2016

Poeta haitiano René Depestre vence prêmio de literatura francês


17/05/2016 15:47



Resultado de imagem para René Depestre

O poeta e escritor haitiano René Depestre recebeu o Grande Prêmio da Société des gens de lettres (LDMS) de literatura pelo conjunto de seu trabalho, anunciou nesta terça-feira a associação literária francesa.

Monumento da literatura de língua francesa, René Depestre publicou no início do ano "Popa Singer" (Zulma), uma crônica autobiográfica contando seu retorno ao Haiti em dezembro de 1957, depois de mais de dez anos de peregrinação, enquanto o país viva sob a ditadura do "Doc" Duvalier.

O poeta de 89 anos, que viveu muitos anos no exílio em Cuba e depois na França, recebeu em 1988 o Prêmio Renaudot por seu romance "Hadriana dans tous mes rêves". Sua coleção "Aleluia pour une femme-jardin" havia recebido o Goncourt em 1982.

Grande prêmio de poesia pelo conjunto da obra foi atribuído ao poeta francês Michel Butor, e o de romance foi para a escritora francesa Monica Sabolo, por "Crans-Montana".

Fundada em 1838 por escritores famosos, incluindo Balzac e Victor Hugo, a Société concede anualmente vários prêmios, com 1.500 a 6.000 euros.
Postar um comentário