sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Primeiras bananas haitianas chegam à Europa depois de 60 anos

Matéria publicada pelo site Haitilibre.com, em 26/09/2015 09:02:34.
Original em francês. Tradução: André Souto Bahia.


Haïti - Économie : Les premières bananes haïtiennes sont arrivées en Europe
Momento da chegada do 1º carregamento de bananas do Haiti
à Europa após 60 anos.


O carregamento de 100 toneladas de bananas bio-haitianas (cerca de 8.000 cachos), da companhia AGRITRANS, transportado à bordo do "Crown Garnet" que partiu do porto de Cabo Haitiano no dia 08 de setembro, chegou ao Cais 212 do Porto Internacional de Anvers, na Bélgica.

Na ocasião, estavam presentes o Dr Frantz Bataille, Cônsul do Haiti para Berlin, Dominique Dejean, Ministra Conselheira junto à Embaixada do Haiti na Alemanha, Huguette Hérard von Raussendorf, Cônsul de Bruxelas, Felio Joseph e Georges Duroseau, Conselheiro e Primeiro Secretário da Embaixada do Haiti na Bélgica, respectivamente.

Quando as primeiras caixas de banana desfilaram sobre a esteira foi um momento de euforia e emoção, marcado por uma salva de palmas pelos delegados presentes, assim como pelo Diretor Geral do Porto Internacional e seu Diretor do Controle de Qualidade. Os diplomatas observaram as técnicas de controle de qualidade do carregamento das bananas haitianas, realizado pelo pessoal do Porto.

Após o descarregamento e controle das bananas, os Diplomatas Haitianos e a Direção do Porto de Anvers celebraram com uma taça de champagne o retorno da banana do Haiti ao mercado internacional, após 60 anos.
Postar um comentário