domingo, 11 de novembro de 2012

Hillary saúda reconstrução do Haiti e 'sonho haitiano'

AFP


Hillary conversa em Caracol com o presidente do Haiti, Michel Martelly
(AFP, Larry Downing)

CARACOL, Haiti — A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, saudou nesta segunda-feira, em Caracol, norte do Haiti, a reconstrução do país após o terremoto de janeiro de 2010, e traçou um paralelo entre o "sonho americano" e o "sonho haitiano".

"Nos Estados Unidos estamos orgulhosos das promessas do sonho americano e vimos como muitos haitianos chegaram ao nosso país para realizar esse sonho americano. (...) Aqui no Haiti, muitos haitianos têm essa mesma dinâmica, e o que nós queremos é criar o sonho haitiano", disse a chefe da diplomacia americana, recebendo fortes aplausos.

Hillary discursou durante a inauguração de um parque industrial que deve gerar cerca de 37.000 empregos, em um ato que contou com a presença de seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, dono de uma fundação muito ativa no Haiti; com o mandatário haitiano Michel Martelly; com seu antecessor René Preval; com o fundador da Virgin, Richard Branson; e com os atores americanos Ben Stiller e Sean Penn.

"Há três anos, os haitianos sentiram terra tremer, as casas desmoronando, as pessoas gritavam de dor. Hoje o barulho que ouvem é o das máquinas de costura e das britadeiras", disse Hillary, acrescentando que os investimentos externos estão fazendo parte desta evolução.

"É essencial (...) que os benefícios resultantes desses projetos cheguem às pessoas que precisam", acrescentou.

Menos de 18 meses depois de sua chegada ao poder, o presidente Martelly enfrenta grande insatisfação, em um país que não consegue encontrar uma forma de deixar para trás as consequências do desastroso terremoto de 2010, que deixou mais de 250.000 mortos.
Postar um comentário