segunda-feira, 14 de maio de 2012

Acre: exemplo na formação de agentes comunitários de saúde. Um sonho para o Haiti!

Agência Notícias do Acre

O governo do Acre, por meio da Escola Técnica de Saúde Maria Moreira da Rocha, do Instituto Dom Moacyr (IDM), participou do X Congresso Internacional da Rede Unida. O evento reuniu nos dias 8 e 9 deste mês, na cidade do Rio de Janeiro, educadores e gestores do Brasil, Espanha, Itália, Nigéria, Portugal, Venezuela, Cabo Verde, Inglaterra, Colômbia, Peru, Argentina, Cuba e Haiti. Eles discutiram assuntos relacionados às ações de atenção primária na saúde pública e a formação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

“A relevância desse congresso constituiu em apresentar a experiência da formação técnica dos Agentes Comunitários em Saúde, sendo que apenas o Acre, Rio de Janeiro e Tocantins realizaram, até o momento, a formação desses trabalhadores”, explicou Anna Lúcia Abreu, coordenadora-geral da Escola Técnica de Saúde Maria Moreira da Rocha.

Anna, que fez parte como convidada da mesa “Histórico da Formação Técnica do Agente comunitário no Brasil”, ressaltou a importância da participação do Estado em um evento dessa natureza, comemorando os resultados da experiência do Acre na formação de agentes comunitários. “Em 2010, nós formamos 350 ACS em Rio Branco, todos trabalhadores em serviço pelo SUS. E hoje o curso de Técnico em Agente Comunitário em Saúde continua sendo oferecido em vinte dos 22 municípios acreanos, com 30 turmas, alcançando um total de 915 educandos em formação.”

_______________________

Esse é uma das Ações que podemos desenvolver aqui no Haiti através do Projeto Por um Novo Haiti. A formação de Agentes de Saúde Comunitários, a partir dos Centros de Desenvolvimento Integral, possibilitaria não apenas a melhoria na qualidade de vida física das comunidades, como também uma importante ferramenta para o envolvimento cristão com a transformação comunitária integral!

Se você tem conhecimento com esses  profissionais acreanos, e puder estabelecer pontes para formarmos parcerias aqui no Haiti, entre em contato pelo email: juntosporumnovohaiti@gmail.com.

Postar um comentário