sábado, 15 de outubro de 2011

Deputados aprovam programa político de primeiro-ministro do Haiti

AFP

PORTO PRÍNCIPE, Haiti — Os deputados haitianos aprovaram neste sábado as orientações de política geral do primeiro-ministro, Garry Conille, que já havia obtido a confiança do Senado, colocando fim a um período de instabilidade política, anunciou o presidente da câmara baixa.



A votação, que ocorreu após mais de 14 horas de debates, terminou com 81 votos a favor, nenhum contra e sete abstenções, e permitiu que Conille se tornasse o novo primeiro-ministro, cinco meses depois da posse de Michel Martelly como presidente do Haiti.

"Desejamos a ele boa sorte, mas quero dizer que não está recebendo um cheque em branco", declarou o presidente da câmara, Aurel Jacinthe.

"É para mim um acontecimento verdadeiramente histórico, agradeço muito a confiança que depositam em mim. Nos comprometemos, meus colegas e eu, a dar continuidade ao diálogo com vocês porque o povo não pode esperar mais", declarou o novo primeiro-ministro.


O senado já havia aprovado na madrugada de sexta-feira o discurso de política geral de Conille, cuja nomeação como chefe de governo ocorreu no dia 5 de outubro.

Conille, um médico de 45 anos que foi assessor do ex-presidente americano Bill Clinton, era o terceiro candidato apresentado por Martelly para este posto chave, em uma tentativa de acabar com o impasse sobre a montagem de seu novo governo.
Postar um comentário