sexta-feira, 10 de junho de 2011

Haiti começa recuperação depois das chuvas

Noticias de Prensa Latina

Porto Príncipe, 9 jun (Prensa Latina) Haiti começou hoje a recuperação depois de uma semana de intensas chuvas, que deixaram ao menos 25 mortos, milhares de casas destruídas, deslizamentos, inundações e um estado de caos por todo o país.

A Direção de Proteção Civil (DPC) informou nesta quinta-feira que continua a avaliação dos danos, por isso a quantidade de falecidos pode aumentar nas próximas horas.

Às 23 mortes informadas na terça-feira passada somaram-se outras duas na tarde de ontem, depois que vizinhos de Nerette, nas aforas desta capital, encontraram os cadáveres de um homem e uma mulher. Outras seis pessoas continuam desaparecidas.

Segundo a DPC, o número de pessoas que chegam aos abrigos temporários criados depois das chuvas aumentou consideravelmente; só ao localizado em Thomazeau (nordeste) chegaram cerca de 800 do domingo passado até ontem.

Nos acampamentos para desabrigados do terremoto de 2010, onde vivem atualmente mais de 680 mil pessoas, as águas arrastaram as barracas, inundaram e transbordaram os canais de escoamento.

Enquanto isso, após oito dias de fortes chuvas, saiu o sol hoje em Porto Príncipe, cujos habitantes começaram a limpar as ruas, cheias de galhos, escombros, veículos virados e lixo.

Dezenas de famílias fazem filas em frente a postos de distribuição de comida, criados desde a terça-feira passada pelo Programa de Alimentos das Nações Unidas.

Outros buscam salvar alguns pertences entre os restos de suas moradias, muitas destruídas ou alagadas, e os que se refugiaram nos telhados após as inundações começaram a descer.

Em alguns bairros, fossas transbordadas e córregos cavados na terra vertem ainda dejetos misturados às águas da chuva, que em muitas ocasiões entram nas casas.

As precipitações, associadas a uma baixa pressão nas águas do mar do Caribe, provocaram danos e mortes também na República Dominicana, Jamaica, Ilhas Caimans e nas Ilhas Virgens estadunidenses.
Postar um comentário