sábado, 16 de abril de 2011

Haiti adia de novo anúncio de resultados das eleições

Autoridades eleitorais do país dizem que a validade de muitos votos foi contestada


AFP



As autoridades eleitorais do Haiti informaram neste sábado (16) que voltaram a adiar, agora até quarta-feira (20), o anúncio dos resultados das eleições presidenciais e legislativas.
A divulgação estava prevista originalmente para hoje, mas os resultados foram adiados primeiro para segunda-feira (18) e agora para a quarta. Em um comunicado, as autoridades informaram que a medida se deve ao "grande número de votos contestados".
- O conselho eleitoral foi forçado a adiar para quarta-feira, 20 de abril, o anúncio dos resultados finais.
No último dia 4, fontes do Conselho Eleitoral Provisório do Haiti disseram que o cantor de ritmos caribenhos Michel Martelly, 50, venceu a eleição presidencial do país, de acordo com resultados oficiais preliminares. Uma semana antes o anúncio havia sido adiado devido às suspeitas de fraude.
Martelly não tem experiência na administração pública. Ele fez campanha prometendo mudança e rompimento com décadas de corrupção e maus governos no Haiti.
O segundo turno da eleição foi realizado em 20 de março; os haitianos tinham de optar entre Martelly e a professora de direito, ex-senadora e ex-primeira dama Mirlande Manigat, 70, que nas pesquisas após o primeiro turno era a favorita.
O país ainda se recupera do terremoto devastador que sofreu no ano passado, quando mais de 200 mil pessoas morreram.
ONU
A ONU e governos doadores de ajuda, incluindo os EUA, os quais prometeram bilhões de dólares para a reconstrução do Haiti, querem que a eleição resulte em um governo estável e legítimo para assumir a empreitada da recuperação do país.
Eles desejam evitar os distúrbios e acusações de fraude que caracterizaram o primeiro turno da eleição, em novembro, para a escolha do presidente e alguns membros do Parlamento.
Os resultados chegaram a colocar o candidato governista, Jude Celestin, apoiado pelo presidente Rennè Preval, no segundo turno, mas uma recontagem dos votos mostrou fraudes no processo.
Postar um comentário